Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Os funerais de D.Carlos e D.Luís Filipe


Nos dias que seguiram ao regicídio, o ambiente que se viveu no País, foi naturalmente de grande bipolarização e emoção. Por um lado os apoiantes do regicídio, leia-se republicanos, anarquistas e todos os que se tinha manifestado , contra o rotativismo e a monarquia constitucional ou não. Por outro os monárquicos, que clamavam por justiça e para que fossem acusados os que diziam ser os instigadores do crime, nomeando expressamente, Afonso Costa, Alpoim e Ribeira Brava.

Foi neste ambiente que decorreram os funerais, tendo o povo acorrido em massa as ruas, por curiosidade que as cerimónias reais sempre despertavam.

O cortejo fúnebre, decorreu entre o Palácio das Necessidades e a Igreja de São Vicente de Fora, entre as habituais honras militares e a presença de representantes das coroas europeias e das figuras da vida pública e privada portuguesa.

O serviço fúnebre foi presidido pelo cardeal-patriarca D.António Mendes Belo.

A urnas ficaram expostas na Igreja de São Vicente durante dois dias, para as últimas homenagens e no dia 10 de Fevereiro, deu-se a transladação para o Panteão Nacional, onde ficaram sepultados.


A Renascença apresenta um filme inédito do funeral do Rei D. Carlos,
Agradeço a eurotracker a publicação deste pequeno filme.

Sem comentários: