Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 27 de julho de 2010

Acontecimentos no ano de 1910(3ª parte)


  • O governo de Teixeira de Sousa
Seguindo a regra, após a queda dum governo progressista, D.Manuel iniciou diligências para a formação dum governo regenerador, porém desde logo este partido pela voz do seu líder anunciou que tal só seria possível após eleições , o que se sabia gorava os intentos do Rei, que queria levar a legislatura até ao fim.

Porém Teixeira de Sousa, o líder regenerador considerou possível apoiar algumas pessoas, na formação dum "governo transitório" até à legislatura seguinte que no seu entender seria de governo do seu partido.

Avançaram inclusivamente com a indicação de alguns nomes possíveis para o cargo de chefe do governo, António de Azevedo, Anselmo de Andrade ou Wenceslau de Lima.

Como nenhum aceitou o rei ainda tentou "convencer" Júlio de Vilhena, que já tinha sido líder regenerador, mas que também recusou.

D.Manuel acaba por compelir Teixeira de Sousa a aceitar o cargo, embora com condições específicas, o ser constituído apenas por regeneradores e a de reunir o conselho de Estado a 27 de Junho, para promover a realização de eleições. O que aconteceu e que por apenas um voto decidiu-se pela dissolução da Câmara e a marcação de eleições para o dia 28 de Agosto.

O governo tinha então a seguinte constituição
  • Presidência e Reino - Teixeira de Sousa;
  • Justiça - Manuel Fratel;
  • Fazenda - Anselmo de Andrade;
  • Guerra - Raposo Botelho;
  • Marinha e Ultramar - Marnoco e Sousa;
  • Estrangeiros - José de Azevedo Castelo Branco;
  • Obras Públicas - Pereira dos Santos

  • Concluída a Proclamação da Implantação da República


O padre Elísio Campos recebe nas "Escolas Móveis" um telegrama do seguinte teor: "Sim vou rápido tarde = João". Com esta mensagem, João de Deus Ramos comunica que Guerra Junqueiro e Sampaio Bruno já concluíram a redacção da Proclamação de implantação da República.

Elísio Campos, capelão no regimento de Artilharia 1, tinha sido, aliás, quem apresentou a Machado Santos no Grémio Lusitano o capitão do mesmo regimento José Afonso Pala, que desempenharia importante papel no desenrolar dos acontecimentos revolucionários.

Créditos : Fundação Mário Soares

Sem comentários: